terça-feira, janeiro 27, 2004

Ser consultor é soda, mas ser estagiário é mais soda ainda!!!

Frodo, o estagiário!


Frodo, vai buscar carbono pautado?
Só quem já teve um estagiário sabe como é recompensador para a alma torturar essas pessoinhas. E só quem já foi estagiário sabe como dá vontade de estripar e pendurar as vísceras de chefes assim numa árvore. E eu tenho a nítida impressão de que, ao escrever o personagem Frodo para o "O Senhor dos Anéis", Tolkien pensou nessa gente que une muita garra com pouca formação.
Vai por mim, a teoria é quente. Frodo, o hobbit de bom coração, foi inspirado nos estagiários de escritório com toda a certeza desse mundo. Nem vou me alongar muito aqui. Divido em tópicos, como um memorando.

Ele é inexperiente.
O mocinho nunca saiu de seu condado e observa tudo com os olhos de um bebê. Tal qual um jovem no primeiro dia de trabalho. Se ninguém indicar onde está o prato, é capaz dele morrer de fome, de tão bobinho.

Ele recebe uma missão impossível.
Assim como se faz com o trainee novo no pedaço, deram ao pobre Frodo a tarefa mais casca-grossa de todas sem perguntar se ele achava que podia cumprir. Destruir o anel na montanha de Mordor? É sacanagem equivalente a mandar o rapaz pagar as contas da amante do dono da firma no Bradesco no dia 05 do mês.

Ele é perseguido.
O garoto não inventou o anel, não usou o anel para o mal, não pediu para ficar com o anel. Mas todos os orcs e espectros querem acabar com a raça dele por isso. É como quando a secretária esquece de colocar um pacote no correio e culpa o estagiário. Na dúvida, cortam a cabeça do mais fraco, sempre.

Todo mundo manda no coitado.
Desde o anão bobão até a elfa da floresta, todo mundo dá pitaco na vida do Frodo. A missão é dele, mas todo mundo quer dizer para o garoto o que ele deve fazer, onde deve ir, que caminho tomar... Pegar a porcaria do anel e ir lá dar cabo nele ninguém quer, né?

Ele só tem um amigo chegado, e que é de sua espécie.
Estagiário só pode confiar em outro estagiário. E hobbit ferrado só pode confiar em outro hobbit ferrado. Por isso, quando todos os coleguinhas se separam, é o Sam, amigo gordinho, que fica para segurar a barra do Frodo. Fidelidade é comportamento típico nas castas mais baixas, ainda bem.

Nenhum comentário: